Começou nesta segunda- feira, 17, o 2º Festival de Tilápia, no Sítio Jurema, em Orós. O evento, que já está na sua segunda edição e que acontece anualmente no mês de novembro, está sendo realizado pela Associação Comunitária da Jurema (ACJ), em parceria com a Instituição Elo Amigo de Iguatu, SEBRAE, SENAC, COGERH, DNOCS e Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município.
O festival que tem duração de seis dias e que está trazendo uma vasta programação tem como objetivo mostrar a gastronomia com pratos à base de Tilápia como fomentadora da piscicultura, da geração de emprego e renda e da segurança alimentar e nutricional em Orós, dando visibilidade e relevância para as receitas e trabalhos dos piscicultores e piscicultoras locais, bem como promover a cozinha regional típica, constitutiva da identidade cultural e gastronômica de Orós.
No primeiro dia, teve a apresentação de diagnóstico sobre a piscicultura na bacia do Açude Orós com os palestrantes e engenheiros de Pesca Paloma Damasceno e Ricardo, que falaram um pouco sobre o processo de Despescado, compras e vendas de tilápias, através de pesquisas feitas por eles.
Outro momento de grande importância para os participantes foi à conversa técnica com o gerente do Banco do Brasil (BB) de Orós, Cândido Oliveira, que falou um pouco sobre os projetos que o BB vai apoiar para atender os piscicultores, para ajudar no desenvolvimento de Orós.