Acontece no período de, 22 a 24/02, na comunidade rural de Vaca em Acopiara a capacitação com 20 famílias vão receber uma unidade do Reúso de Águas Cinzas da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), articulado pelo Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido (FCVSA) e construido pelo Instituto Elo Amigo (IEA).

A capacitação envolveu além das famílias de Acopiara e Jucás, as entidades executoras e governo, os parceiros locais como a Associação de Moradores do Sítio Vaca, da Secretária de Agricultura de Acopiara e Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Acopiara (Condecom).

O momento vai mostrar na prática como é construído uma unidade de reúso, os cuidados com a água reciclada e como aplicar nas pequenas produções.

Para o presidente da Associação Comunitária do Sítio Vaca, Geraldo Antônio de Lima, conhecido como Bele, toda ajuda é bem-vinda, a comunidade abraça o projeto inovador e parabeniza todos os envolvidos. “Muito dos presentes possuem duas tecnologias de 1a e 2a água e agora essa do reúso, que está ficando conhecida como 3a água, está se somando as possibilidades de dias melhores, e nós só temos a agradecer pelos ensinamentos que vamos ter nessa formação e pela conquista que chega até nós”, disse Bele.

Elo Amigo e SDA realizam capacitação sobre Reúso de Águas Cinzas em Acopiara
O coordenador do projeto de Reúso da SDA/FCVSA/Elo Amigo, Claudenê Lima, durante a abertura da capacitação com as famílias [FOTO:Rikáryo Mourão]

O coordenador executivo do Elo Amigo, Marcos Jacinto, afirmou que as parcerias entre a SDA e Elo Amigo foram fundamentais para a vinda desse projeto, destacou que além das entidades executoras, as Associações, Secretarias de Agricultura da região e o Condecom da Acopiara, são cruciais para o fortalecimento das políticas públicas de convivência com o semiárido. “Queremos sempre ampliar os projetos para garantir mais conquistas para as famílias, sejam cisternas ou demais tecnologias que lhes garantam crescimento”, afirmou Jacinto.