Durante a manhã do dia, 28/02, os agricultores e agricultoras de Orós que estão recebendo uma unidade do Projeto de Reúso de Águas Cinzas (PRAC), que vai construir 30 unidades financiadas pela Fundação Banco do Brasil (FBB) e desenvolvido pelo Instituto Elo Amigo (IEA), visitaram a experiência de reúso no sítio Baixas em Iguatu.

Leia mais notícias sobre Reúso:

Fundação Banco do Brasil e Elo Amigo lançam projeto de Reúso de Águas Cinzas em Orós
Depoimento de beneficiária do projeto de Reúso de Águas Cinzas durante encerramento do projeto
Projeto Reúso de Águas Cinzas realiza atividade de avaliação e encerramento com famílias beneficiadas
Reuso de Águas Cinzas chega no Iguatu pela parceria entre Elo Amigo e Fundação Banco do Brasil

Os participantes visitaram a unidade da família da Dona Francisca Araújo, que recebeu uma unidade do projeto Reúso FBB/IEA em 2017. A produtora mostrou para os visitantes como  funciona seu sistema, de onde vem a água que vai para a caixa de gordura, depois para o filtro biológico, tanque de armazenamento e caixa d’água. “Estamos bem contentes por receber pessoas que querem saber do reúso, uma conquista que tem nos ajudado bastante em nossa produção de hortaliças e animais”, disse Francisca.

Segundo a educadora técnica do Elo Amigo, Mirian Raquel, a atividade de intercâmbio mostra para os novos beneficiários do reúso a importância de se ter cuidado com as etapas da purificação de água, como é o envolvimento familiar com a produção. Mirian lembrou que recentemente o Projeto de Reúso da SDA/FCVSA/IEA também esteve visitando a casa da Dona Francisca. “Aqui como nas demais unidades feitas no Iguatu, todas estão funcionando e momentos como esses são incentivadores, as dúvidas são tiradas com base na vivência de quem já tem e anima quem vai ter, nós do Elo Amigo até ajudamos com a parte técnica, mas pela participação e empolgação de quem vai receber sua unidade de reúso mostra eles sonhando”, comentou Raquel.

Galeria de Fotos:

Fotos: Rikáryo Mourão/IEA/FCVSA/ASACE BRASIL