São muitos os exemplos de formação familiar que caminha unida e que trabalha junto nas plantações de pequenas ou grandes propriedades. Nestes exemplos o resultado do suor é sempre compartilhado com maior orgulho. A figura feminina deve ser objeto de admiração na agricultura familiar, pois delas saem ideias criativas e aprimoramentos de técnicas individuais para o crescimento dos negócios.

Esta e outras famílias agricultoras iguatuenses, estarão na III Expoaf, 10 de agosto, no Parque de Exposições de Iguatu.

Família que se ajuda, agricultura que cresce

Laura Bezerra de Lavor, seus 03 filhos e seu marido vivem no Sítio Junco, no distrito de Alencar, zona rural de Iguatu, e demonstram a persistência no combate ao comodismo. A família é beneficiária do projeto do Instituto Elo Amigo com a instalação da Cisterna de Calçadão que contribuiu para a expansão da criação de porcos e cultivo de uma horta com uma variedade significativa de verduras e plantas medicinais.

Família que se ajuda, agricultura que cresce

Mesmo em áreas pequenas é possível produzir e garantir renda extra ou muitas vezes a única renda da casa. A atividade na localidade visitada é disseminada pela vizinhança. Com poucas reservas de água o quintal não pode esperar pelas chuvas para a produção dos alimentos. “Comecei com a criação de porcos, construindo a pocilga deles pra eles terem um lugar melhor pra ficar pela questão da higiene porque quando é um chiqueiro feito na terra tem lama, e aí esse tem o piso e se torna mais saudável pro próprio alimento.” Disse Laura ao explicar os primeiros passos das ações.

Família que se ajuda, agricultura que cresce

A horta da família começou com uma ideia do filho e migrou para o terreno maior e se multiplicou em tamanho e produtividade. Lá existe o mastruz, a erva cidreira, o capim-santo, alguns tipos de malva, hortelã, entre outros. Além disso, o cheiro-verde, alface e cebolinha usados na casa são também cultivados lá, tudo sem uso de agrotóxicos.