Aconteceu de 04 a 06 de abril no Sesc Venda Nova em Belo Horizonte (BH), a plenária nacional da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) que contou com a participação de aproximadamente 70 representantes de organizações e movimentos sociais que fazem parte da articulação em todo o país.

Além de fazer um diálogo profundo sobre o contexto político e social atualmente instalado no Brasil, evidenciando os desafios postos no campo da construção da agroecologia enquanto política e ciência de promoção de dignidade, sustentabilidade e promoção da vida. O encontro também marcou o início da preparação para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) que será realizado no primeiro semestre de 2018 em BH.

ASACE e Elo Amigo participam de plenária da Articulação Nacional de Agroecologia em BH
Participantes de todo o Brasil estiveram debatendo a agroecologia em BH

Para o coordenador executivo do Instituto Elo Amigo, Marcos Jacinto, que também representou o Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido (FCVSA) e Articulação Semiárido Brasileiro do Ceará (ASACE), avaliou como muito relevante a realização do encontro pela característica de mobilização e articulação das organizações e movimentos sociais e a necessidade de manter viva a resistência na construção da agroecologia no país. “O processo de preparação do IV ENA foi iniciado nesta plenária e é fundamental que cada organização/movimento tenha a percepção de que a mobilização das bases e a conexão com as diversas experiências nos territórios são imprescindíveis para garantir a riqueza e a beleza que têm marcado os Encontros Nacionais de Agroecologia”, disse Jacinto.