Conheça um pouco mais do Instituto Elo Amigo. Aqui você vai saber quais projetos, onde atua, sua missão, visão  e as familias que tiveram seu cotidiano mudado para melhor.

Programas e Projetos do Elo Amigo

{slider=Histórico}

Histórico Elo Amigo

Uma parceria estratégica entre o Instituto Airton Senna, Fundação Kellogg, Fundação Odebrecht e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, deu origem a ideia de mudar a realidade de . No Ceará a ideia começou a amadurecer e tomou forma com a implantação do Programa Aliança com o Adolescente nos municípios de Acopiara, Jucás, Iguatu, Quixelô e Orós no ano de 1999.

A partir da atuação do Programa Aliança com o Adolescente, nasceu em 28 de novembro de 2001 na cidade de Iguatu, O Instituto Elo Amigo – IEA. Uma associação de direito privado de fins não econômicos e sem fins lucrativos. Detentor da qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, o IEA desenvolve projetos nas áreas estratégicas de Agroecologia Familiar e Convivência com o Semiárido, Empreendedorismo e Juventudes.

O IEA acredita no potencial transformador das juventudes e atua para a construção de programas e políticas que atendam as necessidades e contribuam para o fortalecimento desse potencial, para que os jovens atuem como protagonistas do processo de desenvolvimento pessoal e social. Contudo, acredita que as juventudes não desenvolverão as transformações de forma isolada, por isso prioriza a interação destas com outros segmentos etários, objetivando fortalecê-los mutuamente e ampliar os resultados de sua atuação.{/slider}

{slider=Propósitos}

Propósitos do Elo Amigo

Agroecologia Familiar e Convivência com o Semiárido

Consolidar a agroecologia e a convivência com o semiárido como políticas de desenvolvimento rural sustentável, promovendo ações de mobilização social, educação contextualizada, implantação de tecnologias sociais, relações igualitárias de gênero e geração de trabalho e renda, de forma a criar condições de vida digna no campo.

Empreendedorismo

Estimular a capacidade empreendedora e gestora de pessoas, grupos e comunidades, apoiando a inserção qualificada no mercado de trabalho e geração de novos empreendimentos sociais e/ou econômicos focados nas potencialidades locais, além de estimular ações de Responsabilidade Social Empresarial.

Juventudes

Contribuir com o desenvolvimento pessoal, social e profissional das juventudes de Iguatu e região por meio de ações educativas, esportivas e artístico-culturais.

{/slider}

{slider=Missão e Visão}

Missão

Contribuir com o Desenvolvimento Humano, Local e Sustentável, por meio de ações educacionais estratégicas que promovam a inserção social, econômica e política de pessoas, grupos e comunidades.

Visão

Ser uma organização de referência estadual em processos de Desenvolvimento Humano, Local e Sustentável, até 2018.

{/slider}

{slider=Programas e Projetos}

Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido (P1+2):

Inserido na dinâmica de rede da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), o P1+2 objetiva construir processos participativos de segurança e soberania alimentar para as famílias do semiárido através do manejo adequado dos recursos hídricos e da implantação de tecnologias sociais de armazenamento de água da chuva para a produção de alimentos.

Programa Negócio a Negócio:

Uma nova metodologia de atendimento do SEBRAE que tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento dos negócios e auxiliar no diagnóstico e solução de problemas de gestão levando até ao Microempreendedor Individual (MEI) e Microempresário (ME), em seu local de trabalho, orientação continuada, gratuita e personalizada através do Agente de Orientação Empresarial (AOE).

Programa Cisternas - 1ª Água

O Programa Cisternas é uma das ações do Programa Água para Todos do Governo Federal. Tem como objetivo construir, em parceria com governos estaduais e instituições sociais, processos de formação e construção de tecnologias sociais de captação de água da chuva para populações residentes em áreas do semiárido brasileiro. Para cumprir seu objetivo o programa atua com processos de mobilização social, formação na área de Gerenciamento de Recursos Hídricos e implantação de Cisternas de Placas de 16 mil litros para consumo humano.

O programa foi criado a partir do reconhecimento dos esforços e dos resultados conquistados pela sociedade civil através de programas como o Programa Um Milhão de Cisternas - P1MC, idealizado e executado pela Articulação Semiárido Brasileiro - ASA.

{/slider}

{slider=Área de Atuação}

O Instituto Elo Amigo - IEA tem atuação em todo o estado do Ceará, todavia, sua ação prioritária ocorre em 14 (quatorze) municípios da região Centro Sul, Vale do Salgado e Cariri, estabelecendo parcerias com diversas instituições públicas e privadas para ampliar sua rede de apoiadores e viabilizar suas ações e resultados.

Confira no mapa abaixo o detalhamento dos municípios de atuação prioritária:

Mapa de atuação - Instituto Elo Amigo

Cidades: Acopiara, Cariús, Catarina, Cedro, Deputado Irapuã Pinheiro, Quixelô, Icó, Iguatu, Jucás, Orós, Piquet Carneiro, Saboeiro, Tarrafas e Umari

{/slider}

{slider=Diretoria e Conselhos}

 

Relação de Diretores (Conselho Deliberativo)

 NOME  CARGO  PROFISSÃO
 Marcos Alves da Silva Presidente Administrador de Empresas
Antônio Ulisses de Oliveira  Secretário  Professor 
Antonio Neto Gomes Freitas Conselheiro  Empresário 
Claudio Gonçalves de Lavor Conselheiro Engenheiro Agrônomo

 

Conselheiros Fiscais

NOME CARGO PROFISSÃO
Antonio Wellington Torquato de Souza Titular Contador
Francisca Alexandre Saraiva Titular Professor
Patrício de Sousa Vitoriano Titular Radialista
Antônio Carlos Vieira de Lima Suplente Técnico Agrícola
Fernando Pereira da Silva Suplente Agricultor
Manoel Doriete da Silva Suplente Vendedor

 

{/slider}