O Instituto Elo Amigo, uma entidade de cunho social, vem mais uma vez encabeçando projetos de interesse social e de relevante importância para a promoção do protagonismo juvenil no meio rural. Foi lançado, em julho desde ano, o projeto “@Juventudes”, que pretende fortalecer a rede de comunicadores do semiárido cearense do Projeto Paulo Freire, nos territórios de atuação: Cariri Oeste, Inhamuns e Sobral.

 

A iniciativa deve envolver 120 jovens beneficiários(as) e parceiros do PPF. A primeira ação já foi realizada na última semana (de 26 a 28 de julho/2022), com os Encontros Virtuais, que serviram para a sensibilização e mobilização da rede que irá compor o novo projeto. Nesse primeiro momento cerca de 70 jovens puderam conhecer e planejar as próximas ações do “@Juventudes” dentro das etapas propostas e devidamente apresentadas pela equipe coordenadora e representantes das instituições parceiras.

Os próximos passos serão o planejamento e a execução do Encontro Estadual da Rede de Comunicadores(as) do Semiárido Cearense, de forma presencial, que será realizado na cidade de Tauá, nos dias 19 e 20 de agosto, com um público esperado de 60 jovens, envolvendo as 3 regiões de atuação do projeto.

No rol de ações, ainda serão realizadas: oficinas de comunicação popular em formato presencial; encontros virtuais de apoio e suporte aos núcleos regionais da rede; produção de conteúdo – sugestão: série de podcast com 8 episódios produzidos pelos jovens; elaboração e lançamento do catálogo ‘Expressões das Juventudes Rurais do Semiárido Cearense’; encontro de lançamento do catálogo e encerramento do projeto em formato presencial.

Os encontros virtuais marcam a primeira interação entre os grupos nos territórios do projeto:


encontros-virtuais_3.jpg

encontros-virtuais_2.jpegencontros-virtuais_1.jpeg

 

Serviço:

Projeto @Juventudes

Entidade executora: Instituto Elo Amigo

Parceiros: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA; Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA; Projeto Paulo Freire - PPF; Organizações Executoras de Assistência Técnica Contínua