Foto:Divulgação No período de 17 a 20 de março aconteceu em Recife-Pe, o segundo momento do projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação para o Desenvolvimento, TICpD, promovido pela Rede de Informações do Terceiro Setor, Rits e Fundação Kellogg
Foto:Divulgação
Jovens e equeipe da Rits que participaram da capacitação
No período de 17 a 20 de março aconteceu em Recife-Pe, o segundo momento do projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação para o Desenvolvimento, TICpD, promovido pela Rede de Informações do Terceiro Setor, Rits e Fundação Kellogg, que contou com a presença de instituições integrantes dos Conjuntos Integrados de Projetos (CIPs) dos estados do Ceará (Médio Jaguaribe e Desenvolver), Pernambuco (Bacia do Goitá), Alagoas (Girassol), Piauí (Aliança Mandu), Paraíba (Atores) e Maranhão (Jovem Cidadão).

O momento também contou com as presenças do coordenador de formação da Rits, Carlos Antonio, da coordenadora da Rits, Graciela Selaimen, da historiadora, Laura Olivieri e do jornalista, blogueiro e militante do movimento negro, Marcio Alexandre.

O primeiro momento facilitado por Graciela que trouxe reflexões sobre como funciona a maquina da comunicação e qual a importância dela dentro dos movimentos sociais, “A comunicação não serve somente para informar como muitos pensam, ela consegue mobilizar e formar opinião e quando é mau usada serve para manipular pessoas e a opinião pública”, ressaltou Graciela.

Foto:Divulgação
Durante apresentação das discussões em sub-grupos
A historiadora Laura Olivieri, falou sobre “A Importância de se Avaliar Projetos Sociais”, que serviu para fortificar a importância dos projetos estarem avaliando freqüentemente suas atividades, o que serve para melhorar sua atuação junto a sociedade, além de fortalecer parcerias e mostrar para as comunidades a seriedade do trabalho. “Avaliação não é uma rotina de empresas, ela é uma tecnologia que está disponível para ajudar e fazer que nós nos conheçamos melhor”, falou Laura.

O jornalista Marcio Alexandre explanou sobre sua experiência com comunicação alternativa e interativa através do uso de diários virtuais (Blogs). Marcio disse que existe uma forte necessidade das pessoas estarem se expressando e os blogs conseguem multiplicar e compartilhar pensamentos e indagações sobre o comportamento da sociedade, intenção essa que ganha novos adeptos a todo instantes. “A internet hoje já é indispensável para a vida e com a chegada das tecnologias Web 2.0 que conseguem interagir com as pessoas cada vez mais, o conhecimento e a inclusão se tornam cada vem mais facilitado”, disse Marcio.

No segundo dia aconteceu debate sobre “Políticas de Comunicação” que segundo a jornalista Graciela é um processo complicado porque existe todo um cenário comercial principalmente depois do nascimento da TV Digital. Marcio reforçou dizendo que a grande derrota do atual governo se refere as políticas de comunicação porque existe um grande impasse junto ao tema. Graciela comentou que existe um movimento nacional que cobra conferencias e momentos para discutir comunicação, isso acontece porque o modelo de comunicação discutido na constituição na década de 80 e que na época já estava defasado e hoje favorece a uma certa classe social. “Temos rádios comandadas por políticos, entidades religiosas, entre outros”, disse Graciella.

Outro tema abordado foi como seria desenvolvida uma política de colaboração entre os Conjuntos Integrados de Projetos, os que tem para colaborara com tecnologia e comunicação e como usar fundos de apoio que a Kellogg disponibiliza como o “Fundo de Intercâmbio”, que atualmente foi muito pouco usado pelos CIP's.