Luis Abregu, fotógrafo argentino e autor de fotos do livro Patrimônio da Humanidade do Brasil, apoiado pela Unesco, visitará a Microrregião do Médio Jaguaribe com o objetivo de registrar experiências sociais de arte e cultura desenvolvidas por jovens. A visita faz parte de uma agenda que envolve sete microrregiões onde a Fundação Kellogg apóia a formação de Conjuntos Integrados de Projetos (CIP´s), articulações envolvendo diversos setores da sociedade com o objetivo de elaborar e desenvolver uma proposta coletiva de desenvolvimento. No Médio Jaguaribe, o Instituto Elo Amigo é animador das discussões sobre CIP e responsável pelo acompanhamento do registro.

Entre os projetos a serem visitados na região estão a Cia. Deus Baco de Teatro, de (Acopiara), Cia. Chacoalho de Teatro (Iguatu), Cia Foco de Dança (Iguatu), o Projeto Abrakdart (Orós), a Fundação Raimundo Fagner (Orós) e a Escola Eleazar de Carvalho (Iguatu). Com a visita de Abregu, será fornecido aos projetos fotografados um material que vai enriquecer os instrumentos de comunicação e de divulgação dessas experiências. Esse material também será publicado em um livro, que reunirá fotos de todos os Estados visitados, e as imagens farão parte de uma exposição durante a 1ª. Mostra Brasil: Juventude transformando com Arte. A Mostra é um evento nacional que vai ser realizado no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de abril, e tem o objetivo de abrir espaços para a divulgação de resultados artísticos de grupos e projetos sociais, para a reflexão, intercâmbio e criação artística conjunta.

O registro fotográfico faz parte do programa Juventude Transformando com Arte, coordenado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), e ajudará ainda a desenvolver um mapeamento das experiências na área, através do Banco de Experiências Sociais com Arte e Cultura, projeto apoiado pela Fundação Kellogg, e também coordenado pelo CEPP.