“Só tenho que agradecer depois da chegada dessa cisterna minha comunidade e minha família passamos a beber água de qualidade”, afirmou a agente de saúde do sítio Canastra-Cariús, Elisa da Silva Torres.

O evento que aconteceu na manhã do dia, 04/03, no sítio Bela Vista, localidade que fica 30 km da sede Cariús, contou com aproximadamente 200 pessoas, entre famílias que receberam Cisterna de Placas de 16 mil litros, além de parceiros e parte da equipe do Instituto Elo Amigo.

O momento celebrou a etapa final do programa de Cisternas de 1ª Água da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e executado pelo Elo Amigo, que beneficiou 109 famílias que receberam R$380,00, recurso esse que veio para cobrir os custos de ajuda na escavação dos buracos da cisterna, alimentação dos pedreiros, ajudantes de pedreiros e do primeiro abastecimento de água da cisterna já concluída.

Segundo o coordenador do programa no Elo Amigo, Francisco Braz, a cidade de Cariús ganhou 563 e a vizinha Jucás, 730 cisternas de 1ª água, que garantiu ao todo 1.293 tecnologias. Braz ainda destacou que o programa de cisternas é uma necessidade real no semiárido e o depoimento das famílias beneficiadas sempre ressalta a melhoria que tiveram com á água para beber. “Nós sabemos que isso é uma necessidade básica para a vida, a proposta de universalização da construção de cisternas no Ceará proposta pela sociedade civil, pelo governador Camilo Santana e Secretario da SDA, Dedé Teixeira, fortalece as tecnologias de convivência com a seca”, afirmou Braz.

Para o morador da comunidade do sítio Cotovelo, Cariús, Joaquim Moraes Neto, a cisterna passou a ser umas das maiores riquezas que passou a possuir, “me lembro que no inicio do projeto teve varias pessoas que por pura ignorância taparam os buracos porque não queriam mais a cisterna e hoje todos estão arrependidos, alguns conseguiram novamente e outro não e quem tem cuida direitinho porque a água da região é muito ruim para beber, é amarelada, barrenta e com gosto ruim e a água coletada da chuva é limpa e boa de beber, um verdadeiro presente de Deus”, disse.

Além do encerramento do ciclo do projeto, o Elo Amigo aproveitou o momento para ampliar o debate sobre os cuidados no combate ao mosquito Aedes Aegipt e realizou uma palestra com o funcionário do Ministério da Saúde e parceiro na realização do programa Ernaldo de Carvalho. O palestrante falou sobre as doenças causadas pelo mosquito (Dengue, ZiKa Vírus e chikungunya) e reforçou a importância de cada pessoa fazer sua parte, mantendo fechado todo e qualquer reservatório que acumule água. “momentos em comunidades onde a informação tem dificuldade de chegar sempre é bom, esclarece as pessoas que interagem com suas dúvidas para saberem como se cuidar para afastar as doenças da família”, disse Ernaldo.

Campanha do Fórum Cearense e ASA: Cisterna Bem Cuidada, Saúde Assegurada

Campanha do Fórum Cearense foi multiplicada na comunidade

Durante o evento o coordenador executivo do Elo Amigo, Marcos Jacinto, apresentou a campanha do Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido, FCVSA e da Articulação do Semiárido Brasileiro, Asa Brasil, de preservação e cuidados com a cisterna, “manter a cisterna pintada com cal, espanta as pragas, bem tampada evita que mosquitos, besouros e demais bicho caiam e contaminem a água, com esses cuidados básicos vocês mantêm a água que sua família vai bebem limpa”, disse Jacinto.

Galeria de Fotos: