O Instituto Elo Amigo e a Prefeitura de Iguatu vão promover um mapeamento das expressões culturais do município com alunos da rede pública municipal de ensino. A iniciativa atende a umas das exigências do selo Unicef e vai envolver as referências culturais dos municípios no universo do patrimônio material, imaterial e ambiental. Para o registro da pesquisa, serão utilizadas ferramentas como questionários, fotografias e vídeos

O Instituto Elo Amigo e a Prefeitura de Iguatu vão promover um mapeamento das expressões culturais do município com alunos da rede pública municipal de ensino. A iniciativa atende a umas das exigências do selo Unicef e vai envolver as referências culturais dos municípios no universo do patrimônio material, imaterial e ambiental. Para o registro da pesquisa, serão utilizadas ferramentas como questionários, fotografias e vídeos. Todo o material será sistematizado e divulgado até o dia 31 de agosto.

O trabalho envolve uma equipe de 12 crianças, adolescentes e jovens, que foram selecionadas e capacitadas, além de uma equipe técnica composta por membros do Instituto e das Secretarias Municipais de Educação e Cultura. O Mapa das Expressões Culturais do Município englobará as seguintes áreas: eventos e manifestações culturais; ofícios de modos de fazer; lugares, prédios e construções; mitos, lendas, supertições e curiosidades; brincadeiras infantis; figuras populares; expressões e vocábulos locais e regionais; histórias locais; grupos étnicos específicos e instituições e entidades locais.

Ao final da pesquisa de campo, serão selecionadas e apoiadas as produções de, no mínimo, cinco expressões culturais identificadas e registradas, para participarem da Mostra Cultural que apresentará ao público do município o resultado do mapeamento.