O Instituto Elo Amigo através do P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas) do termo de parceria entre a ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) e FBB (Fundação Banco do Brasil), finaliza e entrega mais vinte e quatro cisternas de 52 mil litros de água para produção de alimentos e criação de pequenos animais, para famílias da comunidade Aceno, a 17 quilômetros de Iguatu-CE.

Antes, as famílias contavam apenas com a cisterna pequena (16 mil litros) e um açude próximo, que nunca suportava o ano todo, perdendo volume e qualidade nos primeiros meses após as chuvas.

A comunidade também recebeu capacitação e infra estrutura para iniciar uma casa de sementes, com o objetivo de armazenar variedades de sementes tradicionais e crioulas a fim de possibilitar a diversidade nos cultivos futuros mantendo a comunidade fortalecida.

Hoje a esperança da comunidade é outra. Todos aguardam as próximas chuvas para encher a cisternas e iniciar os plantios e aumentar as pequenas criações.

antes era tudo muito difícil, pois a gente dependia dos carros pipa pra encher as cisternas, Agora com essa cisterna grande a gente pode guardar mais água e plantar mais verdura, mais fruta e dar uma vida melhor pra nossa família,” desabafa Francisco, agricultor beneficiado com o Programa.

IMG 7853

IMG 7829