Nos dias 5 e 6 de novembro, em Iguatu, foram realizados os primeiros módulos dos cursos de formação de jovens comunicadores e de formação política. Os cursos são voltados para jovens

Nos dias 5 e 6 de novembro, em Iguatu, foram realizados os primeiros módulos dos cursos de formação de jovens comunicadores e de formação política. Os cursos são voltados para jovens representantes de entidades da Microrregião do Médio Jaguaribe (composta pela cidades de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô) que fazem parte dos Fóruns Municipais de Juventude.

A formação nas duas áreas é uma iniciativa do Instituto Elo Amigo e tem o objetivo de fortalecer a atuação e gestão dos fóruns e qualificar a participação juvenil na construção de políticas públicas de juventude.

Cada turma conta com aproximadamete 30 jovens e adolescentes. Os jovens comunicadores vão atuar como agentes de mobilização social e de promoção da cidadania na região. Ao final da formação será produzido um jornal comunitário. As oficinas de comunicação estão sendo ministradas por alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), com acompanhamento de educadores sociais do Instituto Elo Amigo. O primeiro módulo fez uma leitura crítica dos meios de comunicação.

Já na formação política, cada módulo é ministrado por um convidado diferente. O primeiro abordou o tema “Políticas de Juventudes” e teve como facilitadora Cíntia Nascimento, coordenadora da Rede de Jovens do Nordeste e conselheira nacional de juventude.