A sociedade civil perante as dificuldades impostas pela instabilidade política vem buscando realizar ações de mobilização para acompanhamento técnico de pequenos produtores familiares. Na região Centro Sul do Ceará o Instituto Elo Amigo tem fortalecido sua parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará - Fetraece, com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Iguatu e Jucás e Secretaria de Agricultura do município de Jucás.

Fetraece, STTRs e Elo Amigo, mobilizam parceria para desenvolvimento do território
Conversa entre as entidade com perspectiva positivas para o território

No final de janeiro de 2017, esteve acontecendo um intercâmbio na unidade de Reúso de Águas Cinzas localizada na propriedade da produtora, Fabiana Oliveira Correia Felix, no sítio São José em Iguatu. A implementação do Reuso é uma iniciativa da parceria entre Elo Amigo e Fundação Banco do Brasil (FBB). A Fetraece o STTRs e Secretaria de Agricultura conheceram todo o processo da água que iria para o esgoto e agora volta a ser utilizada para produção.

O articulador institucional do Elo Amigo, Christian Arruda, destaca que a articulação para o desenvolvimento do território tem mobilizado as entidades que trabalham no fortalecimento da agroecologia familiar. A unificação dessas entidades, representa muito para as famílias produtoras do território que ultrapassa das três mil, lembra Arruda que o município de Jucás sozinha possui mais de mil famílias beneficiadas com as tecnologias de convivência com o semiárido, cisternas de primeira água com capacidade para 16 mil litros, cisternas calçadão e de enxurrada com 52 mil litros, barreiro trincheiro e barragens subterrâneas, agora podem conquistar o reúso para aproveitar a água que antes era desperdiçada.

Fetraece, STTRs e Elo Amigo, mobilizam parceria para desenvolvimento do território
Unidade da produtora Fabiana no sítio São José, Iguatu/CE

Para Christian a parceria entre Elo Amigo, Fetraece, STTRs e a Secretaria de Agricultura de Jucás serve para chamar os demais municípios a fazerem parte dessa articulação que precisa mapear e acompanhar as famílias e ao mesmo tempo capacitá-las para serem multiplicadoras junto a outras famílias e comunidades, a partir dessa construção o eixo produtivo familiar ganha força e a perspectiva real de se juntar a várias outras comunidades do território no pensamento do seu próprio sistema sustentável.

“O Elo Amigo entra como facilitador estratégico na elaboração de projetos, capitação de recursos, de articulação institucional pensando na sustentabilidade do território e integrar em uma dinâmica mais sistêmica que garanta a sustentabilidade de cada família no território Centro Sul e Vale do Salgado”, afirmou Arruda.