Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, uma equipe de pesquisa e reportagem formada pela ONG Aracati e pela TV Cultura visitou a Microrregião do Médio Jaguaribe, com o objetivo de coletar informações para a produção de um livro e um documentário sobre mobilização juvenil e para uma edição do programa televisivo Caminhos e Parcerias, que contará a experiência do Projeto Aliança com o Adolescente, coordenado, no Ceará, pelo Instituto Elo Amigo, com o apoio do Instituto Aliança.

A equipe visitou unidades de piscicultura, avicultura e agricultura ecológica gerenciadas por jovens do Projeto Aliança nos municípios de Jucás, Orós e Quixelô, onde também conheceu experiências de projetos de empreededorismo e voluntariado jovem. Em Orós, a jornalista Neide Duarte, diretora e apresentadora do Programa Caminhos e Parcerias, entrevistou os integrantes do grupo teatral jovem EOAP (Equipe Organizadora de Arte Produtiva) e a coordenadora da Associação Cultural Pedro Augusto Neto, Meirismar Paulino. Atualmente a Associação abriga um museu que conta a história do município e do Açude Orós.

O livro e o documentário serão lançados no segundo semestre de 2005 e contarão as histórias de oito experiências que mostram como a juventude pode e está ajudando a mudar o país. As oito histórias foram selecionadas através do site da ONG Aracati (www.aracati.org.br).

A mobilização juvenil no Médio Jaguaribe: Alguns dos jovens entrevistados por Neide Duarte ajudaram a realizar, no ano passado, uma série de encontros sobre Juventude e Trabalho nos municípios de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô, envolvendo mais de 350 pessoas, entre representantes do poder público, sociedade civil e empresariado local. Como resultado desses encontros, em setembro de 2004, todos os candidatos a prefeito dos cinco municípios assinaram um termo de adesão se comprometendo a considerar, nos seus planos de governo, as propostas elaboradas e redigidas pelos participantes dos encontros.