0
0
0
s2smodern
Entidades participam de intercâmbio preparativo para execução do projeto Reúso de Águas da SDA

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Ceará, realizou no dia 01 de novembro em Quixeramobim o intercâmbio de apresentação das entidades que vão realizar o programa Reúso de Águas do Governo do Estado do Ceará.

Participaram cerca de 21 representantes das entidades, Instituto Elo Amigo (IEA), do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), do Instituto Antônio Conselheiro (IAC), da Organização Barreira Amigos Solidários (Obas) e da Caritas-Crateús.

O intercâmbio visitou a unidade de reúso do Senhor Aureliano Soares Martins, que fica na comunidade rural de Aroeira, onde foi visto todos os elementos que compõe a tecnologia de reutilização da água. O momento serviu também para amadurecer e pensar a metodologia de trabalho que será usada pelas entidades.

Ao todo serão construídas 200 unidades de Reúso de Águas que beneficiará pequenas unidades produtivas da Agricultura Familiar em 29 municípios.

Segundo o coordenador do projeto Reúso de Águas no Elo Amigo, Claudenê Lima, o IEA vai implementar 40 unidades, 20 para o Centro Sul e mais 20 para a região do Cariri. “Prioritariamente as unidades de reúso de água serão das famílias produtoras agroecológicas que já tenham as tecnologias de convivência como o semiárido de 1ª água do programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e de 2ª água do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Acredito que o impacto será positivo para as famílias que terão mais água para produzir e ampliar sua renda”, disse Claudenê.

A previsão de início da mobilização está agendada para o final de novembro e a perspectiva é que em seis meses todas as unidades estejam construídas e entregues.


0
0
0
s2smodern