Primeira comissão FJI No dia 17 de agosto, foi realizado no auditório do Sebrae, em Iguatu (CE), o I Encontro do Fórum Municipal de Juventude. Cerca de 35 instituições que desenvolvem trabalhos com jovens participaram do evento, promovido por uma comissão formada pela Secretaria do Esporte e Juventude de Iguatu, Instituto Elo Amigo, União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Iguatu (UMESI), Comitê para Democratização da Informática da Microrregião do Médio Jaguaribe (CDI-MMJ) e Pastoral do Menor.

O encontro serviu, principalmente, para oficializar a criação do Fórum, que funcionará como um o espaço de diálogo permanente entre as entidades e organizações juvenis locais, poder público e sociedade civil. O regimento interno e o planejamento das primeiras ações do Fórum ainda serão planejados.

Depois de discussões em subgrupos foi definido como funcionaria o FJI “Acredito que o Fórum tem muito a contribuir com o desenvolvimento de políticas voltadas para a juventude e inicialmente, deverá trabalhar em cima do documento com propostas de políticas públicas que foi construído nos encontros de mobilização social do ano passado e foi assinado pelo prefeito Agenor Neto”, frisou Aurineide Carneiro, articuladora de mobilização social do Instituto Elo Amigo.

“Vejo que a explosão de debates sobre juventude no País não tenha se dado só pelo fato dos governos acharem necessário e sim porque a juventude cansou de esperar que os outros decidissem por ela. Hoje temos uma Secretaria Nacional de Juventude, um estatuto da juventude em discussão e secretarias de juventude em vários estados e municípios do Brasil. Isso é uma vitória de toda a sociedade”, ressaltou Karlos Rikáryo, articulador de comunicação do Instituto Elo Amigo.

Instituições que assumiram a coordenação do fórum:

Pastoral do Menor, Leo Club, Instituto Elo Amigo, CIA ORTAET, Arraiá da Tia Nana, ASESI, União da Juventude Socialista (UJS), Juventude do Partido da Social Democracia Brasileira (JPSDB), União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Iguatu (UMESI), JASA, Secretaria do Esporte e Juventude de Iguatu (Sejuv-Iguatu), Diretório Acadêmico da URCA e os grêmios estudantis das escolas Carlota Távora, CAIC e Antonio Albuquerque.
{moscomment}