No dia 28 de fevereiro de 2015 o Instituto Elo Amigo - IEA deu inicio a metodologia do futebol 3 na comunidade de Suassurana, Zona Rural da cidade de Iguatu, distante da sede cerca de 18 km.

A Metodologia do Futebol 3 consiste em dividir o jogo em três tempos: o primeiro é destinado para a elaboração das regras de forma coletiva entre os participantes, ressaltando pontos que não estão nas regras legais do futebol como a composição de times mistos entre meninos e meninas; quantos pontos velem um gol de menina; interação e comunicação entre o time; etc. O segundo tempo é a prática esportiva em si, onde será observada a aplicação das regras estabelecidas. O terceiro e último tempo consiste na reflexão sobre a prática esportiva em relação às regras estabelecidas, gerando diálogo e construção de conhecimento entre os participantes.

Participaram da atividade aproximadamente 50 pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens que foram mobilizadas pela escola da comunidade e algumas lideranças comunitárias. 

  

A atividade foi iniciada com a apresentação do IEA e da Comunidade de Aprendizagem Futebol para o Desenvolvimento, articulação de diversas organizações sociais que trabalham com esporte, a qual o Elo Amigo faz parte. Em seguida as facilitadoras Vildilene Moura e Mirian Raquel, integrantes da equipe técnica do IEA, iniciaram a explicação do futebol 3: como surgiu, metodologia e técnicas de aplicação. Logo em seguida os participantes foram convidados a fazer a divisão dos times para a prática esportiva e em seguida e reflexão sobre o mesmo. Foram formados 6 times com 5 integrantes cada.

Nesse primeiro momento houve uma certa dificuldade dos participantes em entender a metodologia e aplicá-la na prática esportiva, uma vez que é cultural a competitividade e a busca pelo resultado de gol. Mesmo assim, houve ótima receptividade e avaliação positiva dos participantes.

Com o intuito de haver maior identificação dos participantes com a metodologia, e considerando as orientações da cartilha da Comunidade de Aprendizagem, serão realizadas outras atividades com os mesmos participantes.

No encerramento da atividade foi realizado o sorteio de brindes ofertados pelo Elo Amigo e agendado o segundo evento com a comunidade.