marcos_jacintoNo último dia 09 de outubro, aconteceu no Araguarí em São Paulo o II Seminário FICAS que teve como tema “Transformações Sociais: O desafio de continuidade”. O evento contou com a participação de 03 instituições nordestinas

No último dia 09 de outubro, aconteceu no Araguarí em São Paulo o II Seminário FICAS que teve como tema “Transformações Sociais: O desafio de continuidade”. O evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas integrantes de organizações sociais. O momento contou também com as presenças de Ana Beatriz Patrício da Fundação Itaú Social, Cristina Meireles da Casa 7, Ricardo Paiva da Save the Children Suécia, Janaína Jatobá do Instituto C&A e Luciana Martinelli da Agencia Aracati de Mobilização Social.

Do nordeste apenas 3 instituições estiveram presentes, o Instituto Aliança (Salvador), o
Instituto de Cidadania Empresarial (Maranhão) e o Instituto Elo Amigo (Ceará).

O II seminário do Ficas, teve como objetivos; Divulgar e reforçar a importância do trabalho das organizações da sociedade civil, institutos, fundações e empresas parceiras do FICAS, e colocar em evidência a discussão dos desafios das continuidades das mudanças e transformações sociais e estimular o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre os participantes.

Foto:Divulgação
Marcos Jacinto
Segundo o coordenador do Instituto Elo Amigo, Marcos Jacinto Sousa, o encontro teve uma importância significativa pelo fato de reunir diversas instituições sociais brasileiras para discutir questões fundamentais à existência dessas organizações, por promover um espaço interativo de troca de conhecimentos e experiências e também por colocar no mesmo espaço de discussão organizações que precisam de apoio e outras que querem apoiar iniciativas sociais. Marcos disse ainda que a mesa redonda com o tema central do seminário foi um dos momentos mais interessantes, ressaltou que nesse momento da mesa foi aprofundado a discussão acerca das transformações sociais necessárias que aconteceram e também sobre os desafios que as organizações sociais enfrentam para contribuir com essas transformações. Outro momento que merece destaque segundo o coordenador, foi o debate em sub grupos onde os participantes refletiram em 3 temas: o desafio do fortalecimento institucional; o desafio do fortalecimento da causa e o desafio do fortalecimento das políticas públicas.

Marcos Jacinto disse ainda que cerca de 19 instituições foram convidadas a expor suas experiências, o Instituto Elo Amigo apresentou seu trabalho com jovens, o processo de mobilização e articulação institucional desenvolvida em prol do fortalecimento das ações a nível da região Centro-Sul do Ceará que envolve 6 municípios (Acopiara, Cariús, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô).