Gilvan David{moscomment}A segunda versão do Programa de Liderança e Desenvolvimento Social (PLDS), promovido pela Fundação Kellogg em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, teve o seu encerramento no dia 28 de maio, em Jaboatão do Guararapes (PE). O Elo Amigo foi representado pelos educadores Geovânia David, Marcos Jacinto e Elton Duarte, como participantes do programa, e por Gilvan David, como assessor pedagógico dos integrantes do Projeto Desenvolver, no litoral-leste do Ceará.

Durante a cerimônia de encerramento, estiveram presentes o vice-reitor da UFPE, Gilson Edmar, o coordenador do PLDS-Brasil, professor Luis de la Mora, os consultores da Fundação Kellogg, Olga Toro e Bernardo Blejmar, representantes das entidades participantes e de outras.

Do PLDS constaram dois encontros presenciais, de duas semanas cada, com oficinas, seminários, visitas a entidades; e um trabalho de campo: projeto pontual que contribuísse com as atividades realizadas pela entidade de origem.

O trabalho de campo dos participantes do Elo Amigo, que contou com a assessoria pedagógica do professor da Universidade Vale do Acaraú, Ivandro Sales, teve como objetivo o fortalecimento da formação de 30 jovens representantes de entidades e grupos juvenis do Médio Jaguaribe, em teoria e metodologia participativa de Educação Popular, a fim de contribuir na atuação deles como lideranças estratégicas nos espaços onde estão inseridos.