0
0
0
s2sdefault
Elo Amigo celebra 15 anos com agenda construtiva no território

No período de 25 a 28/11, o Instituto Elo Amigo, celebrou seus 15 anos de atividades no território centro-sul e vale do salgado com uma agenda construtiva e mobilizadora.

O Instituto iniciou as comemorações com um seminário que contou com mais de 300 pequenos produtores rurais acompanhados pelo Elo Amigo e parceiros. O tema “Desenvolvimento Sustentável: O Elo que transforma comunidades e territórios”, aconteceu no Campi Cajazeiras do Instituto Federal do Ceará, IFCE-Iguatu, durante toda a sexta-feira, 25, e contou com vários palestrantes, entre eles o especialista em desenvolvimento territorial, Paulo César Arns. “Fico impressionado ao chegar no Iguatu, cidade que fica no interior do Ceará e vê que aqui se faz politica publica com uma qualidade pouco vista pelo país afora, quero ajudar e já virei parceiro do Elo Amigo”, disse Arns.

Galeria de fotos: 15 anos IEA: Seminário Desenvolvimento territorial

No sábado, 26, foi a vez dos pequenos produtores lotarem a praça Gonçalves de Carvalho (praça da Caixa) no centro de Iguatu com a Multi-feira cultural e agroecológica que contou com os mais diversos produtos: verduras, mel, caldo de cana, artesanato, capoeira, futebol misto do projeto Esporte e Juventude e muita história de vida acompanhada, teatro, violeiros e poetas Joás Rodrigues e Carlos Vieira com repente de comemoração dos 15 anos do Elo Amigo. Para o casal de produtores do sítio Itans, Seu Zezin e Dona Maria, hoje com pouca água por conta da seca dos cinco anos a ajuda oferecida pelo Elo Amigo fez a diferença na sobrevivência da pequena produção, “aprendi que pouca água, sem agrotóxico e cuidado com o solo, deixa a plantação viva e com produtos saudáveis e resistentes”, afirmou Zezin.

Galeria de fotos: 15 anos IEA: Multi-Feira agroecológica e cultural

Na noite do domingo, 27, a vez foi da cultura local, primeiro foi dada a premiação aos jovens que participaram do I Festival de Vídeos - Diz aí Juventude, [ I Festival de Vídeos - Diz aí Juventude ] que contou com mais de 40 inscrições de jovens estudantes das escolas públicas e privadas do município de Iguatu e premiou os quatro melhores vídeos (Vinícius Gomes - UFPB, Jorge Mote - Escola Modelo, Teresa Saldanha - Amélia Figueiredo de Lavor e Luma Figueiredo do Colégio Polos). No momento da premiação foi apresentado ao publico os quatro vídeos e o valor de R$ 500,00, entregues a cada um dos ganhadores. “Fiquei feliz demais com meu vídeo ter sido escolhido, espero que venha logo outro para que eu possa participar”, ressaltou Teresa.

Assista os quatro vídeos ganhadores:

Galeria de fotos:15 anos IEA: Show com Fábio Carneirinho na Praça da Matriz

Na sequência a noite contou com o show dos Humbertos, com muitos aplausos, mostrou que a cultura iguatuense esta viva e com bastante talento, depois o repente de 15 anos do Elo e na sequência foi a vez do Fábio Carneirinho com um super show cultural de forró pé de serra que encantou o publico presente com muita música de qualidade.

Para encerrar as comemorações no dia da fundação do Elo Amigo, 28, foi realizado jantar comemorativo para mais de 150 ex-membros da entidade na União Artística Iguatuense.

Galeria de fotos: 15 anos IEA: Parabéns e jantar comemorativo

Elo Amigo celebra 15 anos com agenda construtiva no território
O coordenador executivo do Elo Amigo, Marcos Jacinto, destacou a importância da entidade na vida das famílias

O coordenador executivo do Instituto Elo Amigo, Marcos Jacinto, lembrou que a ideia é celebrar junto com a comunidade que fez e faz a entidade, ressaltou que foram mais de 17.500 famílias beneficiadas diretamente e que vem engrandecendo todo um fortalecimento das politicas públicas, principalmente as do território, Semiárido e juventude. “Temos que agradecer e chamar cada um que participou do Elo Amigo a fortalecer ainda mais o trabalho coletivo que beneficia todo o território da instituição que atua fundamentalmente com a Juventude, Cidadania e Sustentabilidade”, afirmou Jacinto.

0
0
0
s2sdefault