0
0
0
s2sdefault

QUINTAIS 2

Aconteceu nessa sexta-feira (31), na sala de treinamentos do Sebrae de Iguatu, a apresentação do Projeto QUINTAIS PRODUTIVOS MANTIDOS POR CISTERNAS DE ENXURRADA, executado pelo Instituto Elo Amigo, que beneficiará 150 famílias das cinco municípios do Centro Sul/Vale do Salgado do Ceará: Acopiara, Cariús, Jucás, Orós e Quixelô.

O PROJETO QUINTAIS PRODUTIVOS tem o objetivo de proporcionar o acesso à água para a produção de alimentos e/ou dessedentação animal, à famílias de baixa renda e residentes na zona rural, por meio da implantação de cisternas de placas de 52.000 litros, com captação a partir de leito de ENXURRADAS, associada a capacitações técnicas e formação para a gestão da água. Com isso, espera-se que as famílias beneficiadas possam melhorar suas condições de vida, ampliando o acesso à água e contribuindo para a segurança alimentar e nutricional e a geração de renda a partir da comercialização de excedentes.

A programação contou com café da manhã, apresentações de outros projetos que o Instituto Elo Amigo executa, trabalho em grupo e o diálogo sobre o papel e atribuições das comissões, famílias e comissões municipais. Representantes dos Municípios de Acopiara, Orós, Jucás, Cariús, e Quixelô, e entidades como o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Federação das Associações, Secretarias de Agricultura, Igreja Católica, Ematerce, e outros, estiveram promovendo o diálogo sobre a importância dos programas e políticas de convivência com o semiárido.

O representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orós, Pedro Bezerra do Nascimento, conhecido por Edmir, relata que as comissões municipais, têm a missão de identificar as famílias que precisam e que trabalharão na intenção de produzir alimentos. “Não adianta a gente indicar as tecnologias em residências onde as famílias não precisam, ou não produzem. A tecnologia é para produzir, sustentar a família, e não permanecer como um enfeite na propriedade”, enfatiza Edmir.

Charles Alves Pinheiro é Técnico da Secretaria de Agricultura de Cariús e explica que o Projeto QUINTAIS PRODUTIVOS, apoiará as famílias agricultoras na produção de alimentos. “Eu vejo como uma oportunidade para a família que não tem acesso as inovações tecnológicas, além de uma eficiência maior no uso da água e do solo, trazendo rentabilidade e sustento para a família e consequentemente à comunidade”, disse Charles.

O Coordenador do Projeto Quintais Produtivos, Ednaldo Alves, avalia o encontro como positivo, já que todos os objetivos foram alcançados. “Nós conseguimos atender a demanda, que era ter um alinhamento dos programas de convivência do semiárido, como também detalharmos o que é o Projeto Quintais Produtivos para os presentes”, finaliza Ednaldo.

O Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Elo Amigo, Marcos da Silva, explica que o momento é importante para debater sobre o projeto, através do diálogo com representantes locais e da região. “As Comissões têm o domínio e entendimento sobre a realidade de cada município que será atendido. Estamos satisfeitos pela aprovação de todos, pois além da quantidade de representantes, temos o primordial, que é a qualidade dos mesmos”, explica Silva.

O Projeto será financiado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e executada pelo Instituto Elo.

ENTENDA: Cisterna de Enxurrada

Tem capacidade para até 52 mil litros e é construída dentro da terra, ficando somente a cobertura de forma cônica acima da superfície. O terreno é usado como área de captação. Quando chove, a água escorre pela terra e antes de cair para a cisterna passa por duas ou três pequenas caixas decantadoras, dispostas em sequência. Os canos instalados auxiliam o escoamento da água para dentro do reservatório. Com a função de filtrar areia e outros detritos que possam seguir com a água, os decantadores retêm esses resíduos para impedir o acúmulo no fundo da cisterna.

A retirada da água é feita por uma bomba elétrica. A água estocada serve para criação de pequenos animais, cultivos de hortaliças, plantas medicinais e frutíferas.


0
0
0
s2sdefault