Nos dias 26 e 27 de agosto, foi realizado, em Acopiara (CE), a terceira etapa de uma série de campanhas ambientais que estão acontecendo na Microrregião do Médio Jaguaribe. As campanhas fazem parte do Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA), coordenado pelo Instituto Elo Amigo, através do Centro de Resultados Agroecologia Familiar. O objetivo do Programa é sensibilizar e mobilizar, através de capacitações, encontros e de um diagnóstico participativo, os moradores locais para a defesa do meio ambiente e para discutir a implementação de políticas socioambientais.

Durante os dois dias de campanha em Acopiara, foi realizado um encontro entre jovens e produtores da equipe para avaliar as ações do Centro de Resultados Agroecologia Familiar e discutir a visão de futuro.

Também foi realizada uma passeata nas ruas do municipio com o tema "Por uma nova Consciência Ambiental", que envolveu cerca de 180 pessoas entre participantes do projeto, presidentes de associações, do conselho tutelar, Sindicato dos Trabalhadores e moradores da comunidade.

“Pra mim essa campanha de Acopiara foi uma das melhores porque contou com participação em massa da comunidade para discutir questões ambientais e para cobrar das autoridades competentes o tratamento do Açude ‘Boca de S’ que antes abastecia o município e hoje é um depósito de lixo”, frisou Luciana Bandeira, articuladora do Programa de Desenvolvimento Ambiental. A previsão é de que até outubro sejam realizadas campanhas ambientais em Jucás e Quixelô.