O Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido (FCVSA) realiza, entre os dias 17 e 19 de agosto, o segundo Festival das Sementes e o quarto Encontro Estadual de Agricultores/as Experimentadores /as na cidade de Quixeramobim (CE).

Os dois eventos reúnem mais de 100 participantes, entre representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocuz) entre outras entidades e organizações.

Cerca de 40 trabalhadores e trabalhadoras rurais das regiões do Fórum estão presentes nos debates e palestras sobre “Ameaças à agrobiodiversidade do Semiárido: agrotóxicos e transgênicos”; “Povos tradicionais como guardiões da agrobiodiversidade”; “Convivência com o Semiárido e Políticas Públicas” e “Agroecologia e Território”, os quatro principais temas que serão mediados no evento.

As mudanças propostas na Lei Estadual dos Agrotóxicos facilitam a aplicação de veneno nas plantações e a produção massificada de plantas transgênicas pode contaminar as variedades de sementes naturais que vêm sendo selecionadas pelas famílias agricultoras há décadas. Estes fatores de risco e as estratégias de resistência a eles serão analisados nos debates.

“Os riscos de contaminação das sementes crioulas e de erosão genética desse patrimônio aumentam, tanto pela produção de variedades comerciais de milho transgênico das grandes empresas, quanto pela distribuição de sementes não adaptadas às realidades locais pelos programas governamentais”, afirma a agrônoma Ana Cristina Souza, integrante da Comissão de Sementes do FCVSA.

Acontece em Quixeramobim o II Festival das Sementes e IV Encontro de Agricultores/as Experimentadores /as
O evento que acontece no Quixeramobim esta unificando os produtores e guardiões de sementes de todo o Ceará

Nos intercâmbios, os grupos devem visitar três comunidades: Riacho do Meio, em Choró, onde conhecerão grupo de jovens Sementes do Sertão e a sua experiência no beneficiamento de sementes; Aroeiras, em Quixeramobim, e serão recebidos por Aureliano e Liduína Martins, integrantes da Casa de Sementes Zé Noca; Na comunidade Bom Jardim, em Quixadá, a experiência das mulheres na produção agroecológica e preservação das Sementes da Vida será o foco do encontro.

Para o coordenador da Asa Ceará, FCVSA e Elo Amigo, Marcos Jacinto, o segundo encontro dos agricultores é um marco na resistência do semiárido, principalmente com as dificuldades de acesso as politicas públicas da convivência com a seca. “Essa troca de experiências dos agricultores e dos vários tipos de sementes que cruzaram o tempo e as secas e cheias do semiárido só tem a enriquecer as produções dos pequenos agricultores agroecológicos e familiares, fortalece a esperança e os motiva a acreditarem que eles podem sim fazer transformação das suas comunidades”, afirmo, Marcos Jacinto.

Fotos: Rones Maciel | FCVSA
Informações: www.fcvsa.org.br