O Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), realiza de 24 a 26 de abril, no Rio de Janeiro, a “1ª Mostra Brasil: Juventude Transformando com Arte”. Com base em experiências anteriores que comprovaram o papel da arte e da cultura como instrumentos de transformação social, a iniciativa do CEPP tem como objetivo abrir espaços para diferentes manifestações artísticas de grupos e projetos sociais de vários estados do Brasil
Evento coordenado pelo CEPP – Centro de Estudos de Políticas Públicas – terá seminário, espetáculos e oficinas de intercâmbio


O Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), realiza de 24 a 26 de abril, no Rio de Janeiro, a “1ª Mostra Brasil: Juventude Transformando com Arte”. Com base em experiências anteriores que comprovaram o papel da arte e da cultura como instrumentos de transformação social, a iniciativa do CEPP tem como objetivo abrir espaços para diferentes manifestações artísticas de grupos e projetos sociais de vários estados do Brasil, além de promover intercâmbios e estimular a reflexão. Cerca de 400 jovens de 21 grupos artísticos vindos de 15 municípios, representando 9 estados do Brasil, serão as estrelas dos espetáculos da Mostra. Além das apresentações noturnas de dança, teatro, música, circo e outras manifestações artísticas, o evento inclui seminário, oficinas de intercâmbio e uma exposição fotográfica.

A Mostra Brasil acontecerá anualmente e faz parte do Programa Juventude Transformando com Arte, projeto do CEPP que contribui para identificar, fortalecer e divulgar projetos sociais de arte e cultura liderados ou voltados para os jovens com o foco no desenvolvimento e na transformação social.

O seminário é gratuito e acontecerá no Espaço SESC do Teatro de Arena. Divididos em quatro painéis, os encontros terão a participação de jovens, educadores, profissionais de organizações sociais, de empresas e do governo. O primeiro tema em debate será “Juventude na Roda”. Mediado pelo médico e apresentador Jairo Bouer, o painel refletirá o ponto de vista dos jovens sobre histórias, depoimentos e suas participações em projetos e iniciativas sociais, artísticas e culturais. Já o segundo painel abordará o tema “Cultura, desenvolvimento e políticas públicas” com o objetivo de pensar a agenda das políticas públicas a partir das relações entre cultura e desenvolvimento sob o ponto de vista de artistas, intelectuais e representantes de organizações públicas e privadas. “Economia da cultura” é o tema do terceiro painel. A idéia é abordar a importância da economia a partir da cultura e refletir sobre a criatividade no mundo globalizado. O quarto painel terá a apresentação da Rede Latino Americana de Arte e Transformação Social, com representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Peru.

Paralelamente ao seminário serão realizadas oficinas de intercâmbio sobre linguagens circenses, poesia, rap e produção cultural. Elas terão a participação de convidados e de jovens que se apresentarão na mostra. No dia 25, a oficina de linguagens circenses acontecerá na Lona da Escola de Circo Pequeno Tigre, na Praça XI. No dia 26, será a vez de trabalhar os temas poesia, palhaçaria e produção cultural no Espaço SESC.

Os espetáculos noturnos levarão os grupos para o Teatro Carlos Gomes. No primeiro dia, o evento terá como foco a música, com participação especial da Banda AfroReggae. No dia 25, a dança será o centro das atenções com a participação do Balllet Stagium, de São Paulo, da Cia de Balé de Rua, de Minas Gerais e da Cia Étnica, do Rio de Janeiro. Na última noite, teatro, circo e música, com destaque para a apresentação do grupo mineiro Ponto de Partida. Os espetáculos são gratuitos e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência.

A Mostra conta ainda com a exposição “Caravana da Imagem”, um registro fotográfico de “experiências sociais com arte e cultura do nordeste, feito pelo fotógrafo Luis Abregu e com montagem da designer Jac Carrara. As fotos fazem parte do mapeamento de experiências sociais com arte e cultura, coordenado pelo CEPP. Foram registrados 36 projetos em 15 cidades dos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará, Maranhão e Piauí. A exposição poderá ser visitada pelo público no Teatro Carlos Gomes, entre os dias 24 e 26. e no Espaço SESC, de 25 a 30 de abril.

A curadoria da mostra é de Karen Acioly, autora e diretora teatral, Leandro Braga, músico, coordenador/diretor musical do projeto TIM nas escolas e fundador da ONG Toca o Bonde, além de Carlos Cavalcanti, coordenador de projetos do Grupo Cultural AfroReggae e ex-diretor da Escola Nacional de Circo.

A “1ª Mostra Brasil: Juventude Transformando com Arte” é uma realização do Centro de Estudos de Políticas Públicas, tem o patrocínio da Petrobrás, da Fundação Vale do Rio Doce e da Eletrobrás e o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do SESC-RJ, da W.K.Kellog Foundation, da Avina, da Publytape, do Canal Futura, TV Globo e do Ministério da Cultura.

O Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) é uma instituição sem fins lucrativos, com sede no Rio de Janeiro, que atua desde 1991 na formulação, pesquisa e avaliação de políticas públicas e projetos sociais nas diversas áreas, entre elas, arte e cultura



Outras informações no site: www.juventudearte.org.br

Informações para a imprensa:
Approach Comunicação
Tel: 21 3461 4616 R. 152 / 126
Fabiana Guimarães (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Sylvia Lima (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)